Home

DISTRITO DE MELO FRANCO
Desafio ao bom garfo

Na Petisqueira Rapa do Angu, o tímido não tem vez. "O bom humor e a boa prosa são de responsabilidade do cliente, o resto a gente providencia", brinca a proprietária, Eliana Esmeralda Maria Silva. Situado em Melo Franco, distrito de Brumadinho, a 55 quilômetros de BH, o local espanta qualquer timidez ou cerimônia. À primeira vista, quem chega acredita que está invadindo uma reunião familiar, pois não há como distinguir quem é dono ou freguês. É na garagem da casa de Eliana que essa grande família se reúne, entre o fogão a lenha, o balcão, as mesas e as cadeiras. A casa fica com as portas escancaradas e há sempre um entra-e-sai de pessoas. "Aqui, a regra é se sentir bem", garante Eliana. O pequeno estabelecimento faz com que a clientela se aproxime e a conversa fiada, acompanhada de cerveja gelada, garante a animação. E não se espante se Eliana lhe oferecer um tira-gosto com a pergunta: "Tente adivinhar o que é". Muitos vão afirmar que é peixe; outros terão certeza de que é espetinho de frango. "Minha dobradinha engana paladares", diverte-se Eliana. É que, ali, a iguaria é frita. A receita consegue retirar aquela gordura típica da dobradinha e deixá-la crocante e ainda melhor. Outra dica de Eliana é que se passem os pedaços no molho de mexerica. O agridoce dá o arremate perfeito. "Aqui é a terra da mexerica", justifica. Em Melo Franco, a fruta é musa, tanto que há, em julho, uma festa para homenageá-la. Este ano, a dobradinha vai para o festival. "Quero ver quem vai acertar o que é", brinca. Para quem ainda não teve o prazer, fica o desafio.

Como fazer Dobradinha frita ao molho de mexerica

A dobradinha
Limpar bem os pedaços de dobradinha, cobrir com água e bicarbonato e deixar ferver. Escorrer e ferver novamente, com a mesma quantidade de água limpa. Retirar os pedaços e refogá-los com alho e sal. Pôr o colorau e a pimenta-do-reino. Acrescentar um litro e meio de água e deixar cozinhar por uma hora. Retirar os pedaços com uma escumadeira e imediatamente passá-los no fubá. Rapidamente, despejá-los no óleo quente e deixar dourar.

A geléia
Bater todos os ingredientes no liquidificador e levar ao fogo, até que a mistura fique bem consistente. Esfriar e pôr em potes esterilizados.

O molho
Misturar todos os ingredientes e servir como acompanhamento da dobradinha frita.

Receita fornecida por Eliana Esmeralda Maria Silva,
distrito de Melo Franco: (31) 9626-5449

Ingredientes:

Para a dobradinha
 1 quilo de dobradinha picada em pedaços pequenos
 2 dentes de alho amassados com sal
 1 colher (sobremesa) de colorau
 3 colheres (sopa) de
bicarbonato de sódio
 Pimenta-do-reino a gosto
 2 xícaras (chá) de fubá de milho
 Óleo para a fritura

Para a geléia de mexerica
 1 litro de suco de mexerica
 2 xícaras (chá) de casca de mexerica
 Meia xícara (chá) de azeite
 1 colher (chá) de canela em pó
 1 colher (chá) de cravo moído
 1 colher (chá) de gengibre ralado
 5 pimentas dedo de moça
 1 xícara (chá) de açúcar cristal
 2 dentes de alho amassado

Para o molho
 4 colheres (sopa) de geléia de mexerica

 1 colher (sopa) de molho inglês

 1 pitada de pimenta-do-reino
 1 colher (sopa) de molho de pimenta
 1 colher (sopa) de vinagre