x
x



23h04
Christiano Gomes/UAI

MELHORES DE 2007 BRILHAM NA FESTA DE PREMIAÇÃO DO TROFÉU TELÊ SANTANA

Noite da principal premiação do esporte mineiro, nesta segunda-feira, no Grande Teatro do Palácio das Artes, teve como apresentadores Leopoldo Siqueira e Marcela Duarte, do Alterosa Esporte, e contou com shows das bandas Dona Jandira e Vil Metal, da dupla sertaneja Fred e Paulinho, e uma engraçada participação da dupla de humoristas Caju & Totonho. Como não poderia faltar, o Mestre Telê, já falecido, principal razão de ser da festa, foi homenageado com um vídeo. Ele esteve representado pelo filho, Renê Santana.

Com sete nomes, o Atlético dominou a seleção do Troféu Telê Santana de 2007, sendo seguido pelo Cruzeiro, com três indicações, e o Ipatinga, com uma: o atacante Alessandro, eleito também o Craque do Ano. O Galo conseguiu eleger o goleiro Diego, hoje no Almería da Espanha; o lateral-direito Coelho, devolvido ao Corinthians; os zagueiros Marcos e Leandro Almeida; o volante Rafael Miranda; o meia Danilinho; e o atacante Éder Luís.

A supremacia do Atlético se deveu ao título mineiro, conquistado sobre o Cruzeiro, e à arrancada do time na reta final do Campeonato Brasileiro, que culminou com a conquista de uma das vagas do Brasil na Copa Sul-Americana de 2008.

No profissional, o Galo foi um dos clubes mineiros que conseguiu levantar uma troféu na temporada passada. O Ituiutaba, do Pontal do Triângulo, foi o campeão da Taça Minas Gerais. O Social de Coronel Fabriciano foi o melhor do Módulo II e o Araxá, da Segunda Divisão.

O zagueiro Marcos comentou a supremacia do time na seleção de 2007. "É uma satisfação muito grande ver o nosso trabalho ser reconhecido". Quando falou do prêmio pessoal, de melhor zagueiro, ele agradeceu ao grupo do Galo a colaboração. "No futebol, o coletivo é o mais importante, mas a gente sabe que um ou outro vai sobressair. Graças a Deus consegui me destacar na posição, o que me rendeu esse Troféu. Espero agora repetir nesse ano o mesmo trabalho para continuar ganhando os prêmios e títulos pelo Atlético".

O Cruzeiro, quinto melhor do Campeonato Brasileiro de 2007, elegeu três nomes na Seleção do Troféu Telê Santana: o lateral-esquerdo Fernandinho, o volante Ramires e o meia Wagner. Guilherme brilhou como grande revelação da temporada em Minas. No caso do clube da Toca, o número reduzido de integrantes certamente se deveu à perda do Estadual para o Atlético, quando grande parte do time de Paulo Autuori foi questionado.

Em função disso, a diretoria promoveu uma grande reformulação no início do Campeonato Brasileiro e novos valores surgiram, entre eles Ramires, um dos membros da seleção, e Guilherme, a revelação. O retorno de Wagner ao time, após um empréstimo de quatro meses ao Al-Ittihad da Arábia Saudita, também contribuiu para a boa campanha no Nacional e para a conquista da vaga na Copa Libertadores de 2008. Fernandinho, vindo do Criciúma-SC, foi outra surpresa positiva no segundo semestre cruzeirense.

O garoto Guilherme ficou honrado por ter sido eleito a revelação em sua primeira temporada no Cruzeiro. "Vou confessar que estou tremendo até agora. Estou muito feliz, mas junto com essa felicidade vem a consciência que eu preciso jogar esse ano ainda mais do que no ano passado para ajudar o Cruzeiro a conquistar os títulos", disse o cruzeirense.

Mas o grande destaque da noite foi Alessandro, um dos atacantes da seleção, eleito pelo voto popular ao longo de 2007 o Craque do Ano pela votação na Bolsa de Craques, com 306 pontos. Roni, do Cruzeiro, o segundo colocado, alcançou 282 pontos.

Alessandro ajudou o Ipatinga a ascender pela primeira vez à Série A do Campeonato Brasileiro e ainda terminou a Segundona como artilheiro, com 25 gols. Graças ao faro de gol e sua regularidade, ele acabou se transferindo para o futebol japonês.

Direto do Japão, onde defende agora o Albirex Niigata, o Craque do Ano Alessandro esbanjou felicidade. "Agradeço a cada pessoa que votou em mim, principalmente o pessoal do Vale do Aço", disse o atacante, que foi representado pela esposa Kelly.

O técnico de 2007, Émerson Ávila, comentou o reconhecimento ao clube e ao seu trabalho. "Pra mim é um orgulho muito grande receber esse prêmio, tenho que dividi-lo com todo o elenco do Ipatinga, com a diretoria e os torcedores, é uma satisfação muito grande ter ajudado o Ipatinga a subir para a primeira divisão", declarou o comandante das estrelas.

Outros prêmios da noite

Além dos 11 integrantes da Seleção de 2007 e da revelação, a premiação do Troféu Telê Santana reconheceu o valor de Émerson Ávila, do Ipatinga, como o melhor técnico do ano; do nadador Thiago Pereira, do Minas Tênis Clube, como destaque internacional; do maratonista do Cruzeiro, Franck Caldeira, como destaque especial; do time júnior do Cruzeiro e do Minas Tênis Clube (campeão da Liga das Américas de Basquete e da Superliga Masculina de Vôlei), como destaques nacionais; dos goleiros Fábio e Juninho, por meio do Troféu Fair Play; e do Ipatinga, como destaque do interior do estado de Minas.

Maior astro do esporte brasileiro em 2007 pelos recordes batidos na natação e pelas oito medalhas conquistadas nos Jogos Pan-Americanos do Rio, o fluminense Thiago Pereira agradeceu a homenagem dos mineiros. "É mais um reconhecimento, mais uma homenagem que me deixa muito feliz e também muito mais empolgado para esse próximo ano, que é ano olímpico. Vou buscar mais em Pequim", comentou o ídolo das piscinas.

Os eleitos de 2007
Seleção do Troféu Telê Santana: Diego; Coelho, Marcos, Leandro Almeida e Fernandinho; Rafael Miranda, Ramires, Danilinho e Wagner; Éder Luís e Alessandro.
Craque do Ano: Alessandro (Ipatinga)
Técnico: Émerson Ávila (Ipatinga)
Revelação de 2007: Guilherme (Cruzeiro)
Destaque do Interior: Ipatinga (acesso à Série A do Brasileiro)
Destaque Internacional: Thiago Pereira - seis medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze no Pan do Rio
Destaques Nacionais: Cruzeiro (campeão da Copa São Paulo e do Brasileiro sub-20) e Minas Tênis Clube (campeão da Liga das Américas e da Superliga Masculina)
Destaque Especial: Franck Caldeira
- ouro na Maratona do Pan do Rio'2007
- campeão da Volta Internacional da Pampulha
- campeão da Meia-Maratona do Rio de Janeiro)
Troféu Fair Play: Fábio (Cruzeiro) e Juninho (Atlético)

22h45
Jorge Gontijo/EM
Thiago Pereira recebe o troféu de destaque internacional
THIAGO PEREIRA É O DESTAQUE INTERNACIONAL

As seis medalhas de ouro e as duas de bronze no Pan do Rio'2007 valeram ao nadador Thiago Pereira lugar especial na sétima edição do Troféu Telê Santana. O atleta do Minas Tênis Clube recebeu o troféu Destaque Internacional. Ele é considerado uma das grandes esperanças de medalhas do Brasil nos Jogos de Pequim, em agosto.
22h40
Jorge Gontijo/EM
Jair Bala e Álvaro Teixeira da Costa entregam o troféu de melhor técnico para Emerson Ávila
EMERSON ÁVILA É O TÉCNICO DE 2007

Levar o Ipatinga à elite do futebol brasileiro. Esse foi o grande feito do técnico Émerson Ávila e é por isso que ele foi eleito o treinador da temporada 2007.

Com uma campanha excelente, ele terminou a Segundona como vice-campeão e superou o experiente Emerson Leão, além de Moacir Júnior, do Social, e Dorival Júnior, do Cruzeiro, na corrida pelo Troféu Telê Santana.
22h37
Jorge Gontijo/EM
Éder Luís recebe o prêmio de melhor atacante
ÉDER LUÍS FORMA DUPLA COM ALESSANDRO NO ATAQUE

O atacante Éder Luís, do Galo, venceu a concorrência com Roni e Guilherme, do Cruzeiro, e ainda Diego Silva, do Ipatinga, e foi eleito um dos atacantes da seleção do Troféu Telê Santana de 2007. Com isso, ele forma a dupla ofensiva do time com o Craque do Ano Alessandro, do Ipatinga, artilheiro da Série B com 25 gols.

Éder Luís terminou o ano como um dos jogadores mais valorizados do futebol brasileiro pelo alto rendimento apresentado com a camisa atleticana no Brasileirão 2007. O clube chegou a recusar uma proposta do Lokomotiv da Rússia por 4,5 milhões de euros.
22h32
Marcos Vieira/EM
Sérgio Zech Coelho, ex-presidente do Minas Tênis Clube
MINAS TÊNIS É O DESTAQUE NACIONAL

Campeão da Superliga Masculina de Vôlei, do Sul-Americano de Clubes de Basquete, além de ser referência na formação de atletas, o Minas Tênis Clube recebeu o prêmio de destaque nacional do Troféu Telê Santana.
22h27
Fotos: Marcos Vieira/EM

FAIR PLAY VAI PARA A DUPLA DE GOLEIROS

Os goleiros Juninho, do Atlético, e Fábio, do Cruzeiro, receberam o prêmio Fair Play do Troféu Telê Santana. Os jogadores se uniram na Campanha Torcedor N° 1. A iniciativa dos amigos arqueiros, em prol do Grupo Sevac Ação e Cidadania, arrecadou, em menos de 10 dias, 1,45 tonelada de alimentos não perecíveis que foram doados às famílias atendidas pelo programa assistencial.
22h18
Christiano Gomes/UAI
A esposa do atacante Alessandro (ao centro) recebeu pelo marido o troféu de melhor jogador do futebol mineiro de 2007
CRAQUE DO ANO, ALESSANDRO TEM PRESENÇA GARANTIDA NA SELEÇÃO

O atacante Alessandro, do Ipatinga, foi eleito pela Bolsa de Craques o melhor jogador do futebol mineiro de 2007 e, com isso, tem escalação garantida como titular na seleção do Troféu Telê Santana. O jogador chega a esta condição pela primeira vez na carreira.

Em Minas, Alessandro também havia defendido América. Fora do estado, o atacante passou pelos cariocas Flamengo e Fluminense.

Alessandro terminou 2007 como artilheiro da Série B do Brasileiro, com 25 gols.
22h13
Jorge Gontijo/EM
Guilherme recebe o troféu de revelação
GUILHERME É A GRANDE REVELAÇÃO 2007

O atacante Guilherme, do Cruzeiro, foi eleito como a revelação do Troféu Telê Santana 2007. Destaque na campanha do time celeste na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior do ano passado, o jovem goleador foi promovido ao elenco profissional pelo então técnico da Raposa, Paulo Autuori.

Xodó da torcida, o atacante iniciou a temporada 2008 como titular de Adílson Batista, ao lado de Marcelo Moreno. Pelo Cruzeiro, ele já marcou 13 gols como profissional, em 34 jogos.
22h10
Christiano Gomes/UAI
Técnico de Franck Caldeira, Alexandre Minardi representou e recebou o troféu das mãos de Palhinha
FRANCK CALDEIRA É O DESTAQUE ESPECIAL

O maratonista Franck Caldeira, campeão no Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007, é o destaque especial do Troféu Telê Santana. O atleta do Cruzeiro é um dos principais maratonistas do Brasil, esperança de medalha nas Olimpíadas de Pequim, em agosto próximo.
22h07
Marcos Vieira/EM
Fernandinho e Wagner durante a festa do Troféu Telê Santana
WAGNER CHEGA À SELEÇÃO DO TROFÉU PELA TERCEIRA VEZ

O meia-atacante Wagner foi eleito pela segunda vez consecutiva, a terceira em sua carreira, um dos destaques da Seleção do Troféu Telê Santana. Em 2007, ele teve participação direta na bela campanha do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. Com a quinta colocação, o clube conseguiu carimbar o passaporte à Copa Libertadores da América.

Em 2004, Wagner foi eleito pelo América e, em 2006, com a camisa do Cruzeiro.
22h05
Marcos Vieira/EM
Zagueiro Marcos e o meia Danilinho durante a cerimônia de premiação do Troféu Telê Santana
DANILINHO TEM VAGA GARANTIDA NO MEIO-CAMPO

O meia-atacante Danilinho ganhou a disputa com Gérson Magrão, do Ipatinga, Marcinho, do Atlético, e Leandro Domingues, do Cruzeiro, e está na Seleção do Troféu Telê Santana 2007. O veloz baixinho do Galo mostrou muita garra e é um dos preferidos da torcida do Galo.
22h00
NA ELITE DO BRASILEIRO, IPATINGA É O DESTAQUE DO INTERIOR

A cada novo ano o Ipatinga se firma ainda mais no cenário futebolístico nacional. Depois de ser campeão mineiro em 2005, semifinalista da Copa do Brasil, no mesmo ano, o Tigre do Vale do Aço se garantiu na elite do Campeonato Brasileiro, com o segundo lugar na Série B passada. Com esse histórico, o destaque do interiro não poderia ser outro: o Ipatinga, que também levou o mesmo prêmio na edição passada do Troféu Telê Santana.
21h59
Marcos Vieira/EM
Rafael Miranda recebe o prêmio de melhor volante das mãos de Zé Carlos e Ronaldo Vasconcelos
RAFAEL MIRANDA É UM DOS VOLANTES DA SELEÇÃO 2007

O atleticano Rafael Miranda foi eleito mais uma vez como um dos volantes da Seleção do Troféu Telê Santana. Integrante do timaço do troféu 2006, o jogador foi um dos destaques do Galo na temporada passada e está de volta ao time dos melhores de Minas no Campeonato Brasileiro.

Ele forma a dupla com Ramires e concorreu ao prêmio com Leandro Salino, Charles e Augusto Recife.
21h57
Marcos Vieira/EM
Ramires recebe o troféu no Palácio das Artes
RAMIRES: DA SELEÇÃO OLÍMPICA PARA A EQUIPE DO TROFÉU TELÊ SANTANA

O jovem Ramires, de 20 anos, chegou a Belo Horizonte em 2007 como uma das apostas do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro e, pelas beiradas, conquistou a confiança de todos com um futebol eficiente e objetivo. Depois de ser chamado por Dunga para a seleção olímpica após o Nacional, o carioca acaba de ser eleito pelo público, pelos jornalistas do Associados Minas e pelo Conselho de Notáveis um dos volantes da seleção do Troféu Telê Santana.
21h48
Christiano Gomes/UAI
Goleiro Diego participou via internet da festa
DIEGO É O CAMISA 1 DE 2007

O goleiro Diego, que defende o Almeria, da Espanha, é o goleiro da Seleção do Troféu Telê Santana 2007. Destaque na campanha do Atlético na conquista do Campeonato Mineiro do ano passado, o camisa 1 foi negociado pelo Galo em julho.
21h46
Marcos Vieira/EM
Observado por Reinaldo, Leandro Almeida agradece o prêmio de melhor zagueiro
LEANDRO ALMEIDA SE GARANTE NA SELEÇÃO DO TELÊ SANTANA

Revelação do Atlético na temporada 2007, Leandro Almeida assegurou seu lugar na Seleção do Troféu Telê Santana. Ele assumiu a posição com a saída de outra prata da casa, Lima, que se transferiu para o Bétis, da Espanha. Com firmeza, o jovem jogador não se intimidou e ganhou a confiança do técnico Emerson Leão e da torcida atleticana.
21h44
Marcos Vieira/EM
Marcos recebe seu prêmio
MARCOS É UM DOS ZAGUEIROS DA SELEÇÃO DE 2007

O capitão Marcos, do Atlético, foi eleito pela primeira vez um dos destaques do futebol mineiro e entrou na seleção do Troféu Telê Santana em 2007. Na temporada passada, quando ajudou o Galo a subir da Série B para a elite do futebol brasileiro, o experiente defensor perdeu a disputa para o companheiro Lima e Edu Dracena, do Cruzeiro.
21h40
Marcos Vieira/EM

Alvimar de Oliveira Costa, representando o Cruzeiro, recebe o troféu de destaque nacional
CRUZEIRO É UM DOS DESTAQUES NACIONAIS DE 2007

Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro do ano passado, o Cruzeiro fechou a temporada 2007 com outro título de expressão na categoria: o Brasileiro Sub-20.

O time júnior celeste contou com destaques importantes na campanha da Copa SP, como o atacante Guilherme, que foi promovido aos profissionais e começou 2008 como titular de Adílson Batista. Por isso, a equipe estrelada é um dos destaques nacionais de 2007.
21h36
Marcos Vieira/EM

Ziza Valadares representou Coelho e subiu ao palco para receber o troféu
COELHO É O LATERAL-DIREITO DA SELEÇÃO

Coelho é o lateral-direito da Seleção do Troféu Telê Santana. Destaque do Atlético no Campeonato Mineiro e no Campeonato Brasileiro, o jogador levou a melhor sobre Márcio Gabriel, do Ipatinga, e Jonathan, do Cruzeiro, e ficou com o prêmio.
21h33
Jorge Gontijo/EM

Fernandinho recebe o prêmio de Nalbert e Mauro Grasso
FERNANDINHO É O LATERAL-ESQUERDO DA SELEÇÃO

Fernandinho, do Cruzeiro, foi eleito pelo público, por jornalistas do grupo Associados Minas e pelo Conselho de Notáveis o melhor lateral-esquerdo de 2007 do futebol mineiro. Ele entra na seleção do Troféu Telê Santana pela primeira vez, já que se transferiu para o clube da Toca da Raposa II em maio do ano passado, vindo do Criciúma.

Fernandinho superou os concorrentes Thiago Feltri, do Atlético, e Beto do Ipatinga.
20h21
Christiano Gomes/UAI
TELÊ SANTANA - PREMIAÇÃO 2007 COMEÇA EM INSTANTES

O "Oscar do Futebol Mineiro" começa a premiar, dentro de instantes, os melhores da temporada 2007. Atletas, autoridades e torcedores já estão no Palácio das Artes para a entrega dos troféus.

Você poderá acompanhar todos os detalhes da festa, ao vivo, na transmissão do Portal Uai.